top of page

Software gera forte impacto econômico, aponta pesquisa

Somente na Europa, software foi responsável por ¢ 910 bilhões do PIB. Tendência também é vista no Brasil

A indústria de software tem forte impacto na economia, revela pesquisa da BSA | The Software Alliance em parceria com o The Economist Intelligence Unit (EIU). Para se ter uma ideia, somente na Europa, o software foi responsável por ¢ 910 bilhões do PIB, levando em conta impactos diretos e indiretos, em 2014. O número representa mais de 7% do produto interno bruto da região do período. Diretamente, os softwares somaram ¢ 249 bilhões ao montante.

Os dados da pesquisa levam em conta os 28 países que compõem a União Europeia. O estudo ainda indica que o setor é responsável por 3,1 milhões de empregos diretos na região. O número sobre para 11,6 milhões de vagas quando são contabilizadas vagas indiretas.

“O impacto econômico dos softwares é indiscutível, mas os verdadeiros ganhos estão em como indivíduos, empresas e governos estão usando seus recursos com mais eficiência, tomando melhores decisões e conquistando uma série de outros benefícios que impulsionam negócios e melhoram a qualidade de vida das pessoas graças a eles”, conta o Country Manager da BSA para o Brasil, Antônio Eduardo Mendes da Silva (“Pitanga”). Segundo ele, a tendência também é vista no Brasil.

De acordo com levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), os investimentos da indústria de software no Brasil cresceram 30,2% em 2015 em relação ao ano anterior, chegando a U$ 12,3 bilhões. O Mercado de TI no Brasil, que engloba não apenas softwares, mas também hardware e serviços, aumentou 9,2% no mesmo período. O país é o que mais investiu no setor na América Latina: US$ 59,9 bilhões no mesmo ano.

“Os aplicativos de celulares, que são tão vitais para as nossas vidas, também são softwares”, lembra Pitanga. O executivo ainda acrescenta que a computação em nuvem e o armazenamento e análise de Big Data só são possíveis por meio de softwares.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

tecnologia a serviço das pessoas

bottom of page