Solução em missão crítica, movimentação, documentação DataCenter.

December 28, 2016

Moving de DataCenter está se tornando comum nas empresas. Um fenômeno que acontece por diversos fatores: aumento na base de clientes, expansão dos negócios, desenvolvimento de novos produtos, dependência do Data Center, posicionamento estratégico, reforma, atualização tecnológica ou redução de custos, dentre outros. É por razões como estas que um número maior de empresas precisam expandir sua estrutura de TI e realizar a mudança de seus Data Centers.

Muitas organizações optam em realizar o move Data Center com equipe interna, sem ajuda de uma empresa especialista, enquanto que muitos recorrem a especialistas como a Optimize para acelerar o projeto, reduzir o risco e evitar sobrecarga dos colaboradores internos. Outras ainda envolvem um parceiro somente para colaboração parcial para determinadas etapas do datacenter moving.

 

Movimentação de um Data Center é tarefa crítica e exige planejamento

A movimentação de um Data Center é tarefa crítica e exige planejamento, não podendo haver falhas, uma vez que as informações e os dados são os maiores bens competitivos de uma empresa, cada atividade dentro do serviço de move data center tem seu tempo de acordo com o planejamento, já que os serviços não podem permanecer inativos fora da janela de manutenção programada. Além disso, muitas empresas podem simplesmente deixar de existirem caso ocorra alguma perda das informações, por isso é vital que o planejamento e execução do moving datacenter seja realizado por quem tem expertise em missão crítica.

 

Algumas etapas devem ser executadas para que o projeto seja concluído com sucesso, conforme a seguir:

 
Planejamento

Nessa etapa é feita a reunião de Kick-off para definir pontos de altíssima criticidade referentes ao projeto, como: objetivos/expectativas, recursos, restrições, prazos e cronogramas. Logo após é feita uma vistoria “survey” no Data Center para o levantamento de riscos, analise de infraestrutura e documentação existente das características dos equipamentos, afim de elaborar toda a documentação e planejar as próximas etapas.

Um das etapas mais importantes é o Shutdown programado ou boot de segurança. Nesta fase do projeto de move datacenter, são realizados diversos testes, simulações de shutdown e power on, que tem como finalidade detectar algum problema nos equipamentos, nas configurações de servidores e ativos de rede. Após essa etapa é realizado relatório com analise das informações coletadas.

 
Move

Nesta etapa é feita a mudança dos equipamentos do Data Center. Todo o cronograma é cumprido com exatidão para que não haja danos em equipamentos, atrasos ou perda de dados. A execução do processo de movimentação dos equipamentos é composta por várias fases, incluindo: acompanhamento do shutdown dos equipamentos, retirada dos equipamentos do rack, desmontagem dos trilhos correspondentes (caso necessário), limpeza dos equipamentos através de aspiração quando necessária, identificação dos equipamentos e trilhos, embalagem e transporte dos equipamentos para o site, instalação dos equipamentos nos racks de destino, conexão dos cabos de energia e de dados nos equipamentos, organização do cabeamento vertical nos racks.

 
Pós-Move

Nesta etapa é feito o acompanhamento pós-move para garantir que todos os equipamentos estejam funcionando corretamente. Para isso é feito o acompanhamento do Startup dos equipamentos, acompanhamento dos testes da funcionalidade física, acompanhamento dos testes de sistema operacional e o acompanhamento do teste de conectividade.

 

Fases macro do Data Center Moving Físico
  • Escritório de Projetos e Planejamento

  • Workshops e alinhamentos técnicos

  • Site Survey das instalações de origem e destino

  • Inventário e Identificação dos equipamentos (ativos e passivos)

  • Criação do bay face origem e destino

  • Analise de riscos e melhorias da mudança

  • Preparação e checagem da infraestrutura no ambiente destino

  • Moving – desmontagem

  • Transporte

  • Montagem dos ativos

  • Organização do cabeamento

  • Testes do ambiente destino

  • Suporte pós-moving (plantão)

Serviços complementares ao Data Center Moving Físico
  • Diagnóstico e projeto de redes de dados

  • Fornecimento e configuração de ativos de Data Center

  • Implantação do Processo e ferramentas de Gestão de Ativos

  • Outsourcing da infraestrutura de TIC

  • Outsourcing da Gestão, Suporte e Monitoração de TIC

  • Contrato de manutenção de ativos do data center

     

     

     

     

     

     

     

     

     

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Virtualização: Vamos voltar aos anos 50?

October 4, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo